top of page
  • Foto do escritorJéssica Freitas

Miniweddings: o que é e como organizar o seu



Talvez você já tenha ouvido essa palavra, uma vez que os miniweddings são uma tendência que vem ganhando força recentemente. As pessoas costumam pensar que é um casamento econômico, o que nem sempre é o caso. O miniwedding vai além disso, é um conceito que resgata os valores do casamento. Quer saber mais? Continue lendo que vamos explicar o que é um miniwedding, porque fazer e como organizar o seu.


O que é um miniwedding


O miniwedding é exatamente o que o nome diz, um mini casamento. O que isso quer dizer? Que é um casamento mais enxuto, com menos convidados e mais intimistas. Alguns noivos podem optar por ter um casamento menor por questões financeiras, mas na verdade esse não é o verdadeiro motivo de os miniweddings estarem se popularizando.


O que acontece é que muitos noivos querem cada vez menos grandes festas só para agradar aos outros e estão optando por um casamento em que estejam presentes apenas as pessoas mais próximas, podendo assim curtir a festa e dar atenção a todos os convidados.


O miniwedding é sobre fazer uma festa que você possa realmente curtir e compartilhar e especialmente, que possa aproveitar. Não é incomum ouvir que noivos se sentiram na obrigação de convidar um grande número de pessoas e passam a festa toda tendo que tirar fotos e nem vêem a festa que passaram tanto tempo planejando acontecer ao redor deles. Soa como algo que você quer evitar, mas ainda nõa tem certeza que um miniwedding é para você? Então veja essa lista de porque fazer um miniwedding





Porque fazer um miniwedding


Qualidade x Quantidade: com um número reduzido de convidados é possível investir em serviços de melhor qualidade, como buffets, fotógrafos, decoração e etc.

Personalização: é possível fazer algo mais personalizado tanto ao estilo dos noivos quanto às pessoas que estarão presentes.


Personalidade: alguns casais realmente não se identificam com super festas e simplesmente preferem algo mais íntimo.


Orçamento: não é o caso de necessariamente gastar menos, mas de aproveitar melhor o seu orçamento. Com 200 convidados não consigo oferecer um bar, mas com 80 talvez seja possível.


Clima: estando acompanhado de um grupo de pessoas que realmente convive com o casal, o clima da festa com certeza será mais descontraído.


Como dá para perceber o miniwedding é muito mais relacionado à fazer uma festa do jeitinho que você quer, com as pessoas que realmente importam na sua vida e fazer valer seu investimento para tornar o grande dia inesquecível.


Como organizar seu miniwedding


Organizar um miniwedding não é tão diferente de qualquer casamento, apenas alguns detalhes exigem mais atenção, como a lista de convidados, e outros abre mais opções como o local da festa. Vejamos um passo a passo:


Pesquise


Busque referências de outros minweddings ou apenas casamentos que te agradam. Tenha em mente uma ideia, pode não ser ainda tão definida, do que vocês querem. Conversem bastante para chegar em acordo e combinar o gosto de ambos.


Definam um orçamento


Muito importante ter em mente um orçamento do que vocês podem e querem gastar. Aí vocês adaptam a festa ao orçamento e não ao contrário. A partir daqui é possível analisar quantas pessoas convidar e o que incluirão no casamento com mais ou menos pessoas.


Lista de Convidados


Esse é o ponto crucial do miniwedding, é aqui que o casal precisará ter foco. Os noivos poderão sofrer pressão dos pais para convidar pessoas que são importantes para eles e não para o casal. Tenha uma conversa franca com seus pais e sem ser rude, mantenha sua posição. É o seu casamento, seu dia e serão suas memórias.


Quando se trata de amigos, alguma diplomacia pode ser necessária, talvez mandar uma lembrancinha para a casa das pessoas após o casamento seja uma opção para que elas não se sintam excluídas. Prepare essa lista com certa antecedência para que os convidados respondam e possam se programar, evitando desistências de última hora. Cada convite é precioso.


Quanto ao número de pessoas, o máximo de um convidados em um miniwedding seria 100 pessoas para que você realmente possa interagir com todos os convidados e manter o clima íntimo. Alguns preferem 50 convidados, outros consideram de 40 à 80. Fica a seu critério o que é uma grande festa e o que é um evento mais aconchegante.



Local


Outra vantagem de uma lista de convidados menores é que há uma maior gama de locais capazes de acomodar de 50 a 100 pessoas. Além dos tradicionais buffets, sítios e salão de festas o noivos podem considerar pousadas, restaurantes e bistrôs, casas de campo e veraneio tanto para alugar como de conhecidos e familiares. Até mesmo um museu ou cobertura de um hotel ou prédio histórico. Nesse texto temos algumas sugestões para quem é de Jundiaí.


Personalização


A partir daqui voltamos ao ritmo de organização de casamento normal, a pincipal diferença é que o grau de personalização pode ser maior graças ao tamanho da festa. Dependendo do estilo dos noivos, eles podem ate colocar a mão na massa e fazer as lembrancinhas, os convites, detalhes de decoração.


Quão envolvido eles estarão na execução e opção deles é claro, apenas é muito mais plausível fazer convites especiais para 50 convidados enquanto continua sua rotina de trabalho do que para 200, 300 convidados.

Ao escolher fornecedores também é possível buscar um padrão mais elevado e pagar o mesmo preco pra 80 pessoas que pagaria em um outro fornecedor para 300. Tudo depende do estilo do casal, do casamento e do orçamento estabelecido.


Reta final


Uma vez que os convidados do casamento são pessoas realmente importantes para o casal, aqui é possível pedir aquela mãozinha para os chegados ajudarem a conferir se está tudo ok para o grande dia e acertar os últimos detalhes. Afinal, esse é o objetivo do miniwedding, uma festa que possa realmente ser compartilhada entre os familiares e amigos próximos do casal de verdade.


No grande dia todos podem curtir muito juntos e criar momentos inesquecíveis para todos.


Esperamos que esse texto tenha te ajudado a conhecer os miniweddings, decidir se esse tipo de festa é para você e quem sabe até ajudar a organizar o seu. Conta para a gente nos comentários se essa ideia te agrada ou se prefere uma festa mais tradicional.

153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page