top of page
  • Foto do escritorJéssica Freitas

Como escrever seus votos de casamento



Imagine o dia do seu casamento, você e seu amor no altar e a oportunidade de declarar todos seus sentimentos diante de sua família e amigos. É com certeza, um momento emocionante para guardar para a vida toda.


Embora nem todos os casamentos tenham votos escritos pelos noivos, essa tradição tem ganhado espaço nas cerimônias brasileiras e com razão, pois é um lindo gesto. Porém, a ideia de escrever seus próprios votos podem deixar muitas pessoas nervosas e sem saber por onde começar.


Se você é um desses, não se preocupe. Nós vamos te ajudar com dicas de como escrever seus votos de casamento.


Comece com antecedência


Esse é o tipo de tarefa que vai precisar de tempo, provavelmente terá mais de uma versão e exige ser feito com calma e consideração. Não deixe para a última hora, isso só vai aumentar seu nível de stress na hora de escrever. Poder escrever, reescrever, pedir opiniões até chegar na melhor versão é o ideal.


Relembre sua história


Não que você vá recontar toda a trajetória do relacionamento nos seus votos, mas relembrar tudo que aconteceu com vocês, como se conheceram, a fase de descoberta do inicio do namoro, os desafios, as alegrias. Tudo isso vai te ajudar a entrar em contato com seus sentimentos por sua noiva (o) e trazer à tona o que você quer expressar.



Uma primeira versão pode incluir boa parte dos momentos mais importantes do seu relacionamento e conforme for re-escrevendo a essência do que viveram juntos vai ficando no papel.


Faça uma lista de tudo o que ama em sua noiva


Não que você vá ler umas lista de coisas nos seus votos, mas essa lista também vai te ajudar a pensar sobre o que te fez escolher essa pessoa para dividir sua vida e isso pode entrar no texto final de outra forma, veja aqui algumas ideias:


• as melhores qualidades;

• os defeitinhos que mesmo assim você ama;

• os momentos em que te apoiou;

• o que mudou em sua vida desde que se conheceram;

• suas memórias preferidas juntos;

• o que te fez se apaixonar;

• os momentos que te fizeram admirá-la (o);


Com essas listas em mão selecione os mais importantes e que podem ser mencionados em seu voto, com isso você já tem bastante material para trabalhar.

Use referências


Não tem nada de errado em buscar referências e se inspirar nos votos de outros casais, o que não pode é copiar. Afinal, a intenção é expressar o que você sente por seu par.



Outras referências que pode ser usados são músicas, poemas e textos. Podem ser de autores famosos ou que façam parte da sua história, o importante que você sinta sinceramente que te ajuda a dizer o que sente.

Faça compromissos com seu futuro juntos


Já relembramos sua história até aqui e tudo que fez decidir dividir sua vida com essa pessoa ao seu lado no altar. Agora é hora de imaginar seus futuros juntos e tudo que ainda querem compartilhar. Além de planos, é o momento também de se comprometer com seu relacionamento e com o que pretende fazer para terem uma vida felizes juntos. Seja sincero e romântico, afinal esse é o começa de uma nova fase da sua vida com todo o potencial para ser maravilhosa.


Antes de pegar papel e caneta para começar a escrever seus votos agora que você já sabe o que fazer, temos algumas últimas dicas. Estabeleça um prazo para quando seus votos tem de estar pronto, uma meta em mente ajuda a produzir.



Programe em sua rotina o tempo que vai dedicar para isso, como dissemos esse é um processo e vai ter edições, mudanças, será preciso mais do que uma sessão para chegar na versão final.


Seja breve, é claro que ninguém quer pôr um limite nas sua declaração de amor, mas um texto muito longo pode ficar entediante para os convidados, sem falar no cronograma do casamento. Se você tem um longo texto, entregue essa versão como um presente para sua noiva depois da festa, algo especial só para vocês e tenha uma versão condensada para a cerimônia.


Pronto, eu tenho certeza que agora você consegue escrever votos de casamento incríveis que vão emocionar à todos, especialmente a noiva. O mais importante é ser sincero, autêntico e abrir seu coração, afinal estamos falando de um momento único em sua vida. Comente se você pretende escrever seus votos.



49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page