top of page
  • Foto do escritorJéssica Freitas

Como planejar um casamento na Praia



O casamento na praia é o sonho de consumo de muitos casais.

Alguns podem achar que por ser realizado na natureza, o casamento vai sair mais em conta já que com o cenário lindo, não é necessário grandes decorações. Outros podem achar que vai sair muito caro porque vai exigir preparação para vários imprevistos.

A verdade é que como qualquer casamento, o custo do casamento na praia vai depender da sua lista de desejos, do que você quer incluir no evento. Vai ser em praia pública ou em um resort privativo? Quanta infraestrutura será necessária? Quantos convidados?

Pode parecer um pouco desafiador planejar um casamento na praia, mas não se preocupe. Com nossas dicas, vamos te ajudar a pensar como planejar seu casamento dos sonhos à beira mar. Vamos começar?

Qual praia?

É a principal escolha a ser feita e a partir daqui é as próximas decisões começam a ter um direcionamento mais claro.

Algumas coisas precisam ser consideradas nessa escolha. Será uma praia pública ou privada? Se for pública, é preciso entrar em contato com a Prefeitura da cidade e obter os documentos e licenças corretos para a realização do evento. Esses documentos terão um prazo de emissão, então isso deve ser resolvido com uma boa antecedência.

Além disso, considere que não é possível controlar a lotação de uma praça pública. É importante escolher bem a data e o local do evento e como isolar o espaço para seus convidados.


Se tudo isso parece trabalhoso demais, alguns hotéis, pousadas e resorts tem as licenças necessárias, além de infraestrutura e muitas vezes até trechos privados de praia. O custo pode ser um pouco (ou muito) mais alto, mas pode compensar pela tranquilidade e por evitar burocracias.

Considere também se seus convidados conseguirão viajar até o local facilmente e se há opções de hospedagem para todos com várias faixas de preço. É possível até fazer uma parceria com o hotel que sediará o casamento para oferecer pacotes e descontos para seus convidados.

Qual o melhor data e horário?

Um casamento na alta temporada, no auge do verão, provavelmente terá um custo mais elevado. Isso acontece porque mais pessoas estão procurando as praias e os hotéis para curtir a estação. Sem contar que muito calor pode tornar a cerimônia e festa desconfortáveis, especialmente para os convidados mais velhos e crianças.

Uma boa opção é o fim da Primavera, entre Setembro e Novembro, com temperaturas mais amenas e fluxo de turistas menor. O casamento pode ser celebrado de manhã, desde que acabe no máximo às 11 horas ou se for durante a tarde, que seja à partir das 16 horas. O sol é menos intenso nesses horários e diminui o risco de insolação e desidratação tanto dos noivos quantos dos convidados. Além de ter uma luz natural linda. As fotos ficarão maravilhosas com o fim do casamento coincidindo com o pôr do sol.

Decoração para casamento na praia

Você investiu tempo, dinheiro e planejamento para realizar um casamento na praia. Nada mais justo do que tirar máximo proveito do cenário. Pode até explorar um tema lual ou náutico.

Se não quiser ser tão literal, não é necessário, mas um casamento na praia é com certeza mais rústico e despojado do que em um salão de festas tradicional. Os temas praianos de estrelas do mar, peixes, pérolas e etc podem aparecer nas decorações de mesa. As flores devem ser resistentes ao calor e os tons claros e perolados para tecidos são favorecidos por se misturar bem com o ambiente natural.


Exemplo de convite de casamento náutico

Dependendo da infraestrutura disponível na praia de sua escolha, pode ser necessário criar uma cobertura para os noivos e padrinhos pelo menos. É bom ter uma garantia também para os convidados, como guarda chuvas, em caso de imprevistos.

Que roupa usar em casamentos na praia?

Aqui também depende bastante do tom do restante da festa, mas pode-se esperar algo menos formal do que em um salão ou uma igreja. Alguns casamentos não vão nem exigir um terno ou costume, sendo uma calça de linha e camisa branca o suficiente. Esse é para os casamentos mais casuais.

Em outros casamentos na praia, o ambiente pode ainda exigir um terno ou pelo menos um costume. Em ambos os casos, o importante é optar por cores claras. Azul claro, cinza claro, até um bege ou a cor natural de linho que se harmonizam melhor com a paisagem e são mais frescos do que os tons escuros.

O tecido também é um aliado na hora de driblar o calor, dê preferência por tecidos de fibras naturais ou que pelo menos tenham o forro dessas fibras, esses tecidos deixam a pele "respirar" melhor e não vai reter o calor corporal. Absorve também o suor ao mesmo tempo de ajuda o mesmo a evaporar mais rápido.

Nos casamentos mais casuais é possível ficar descalço, usar um par de chinelos de dedo (novos, limpos e de cores neutras e claras!) ou até sandálias de couro. Se for mais formal pode optar por mocassim sem cadarço ou sapatos tradicionais mas em tons de marrom claro e caramelo.

Gravatas podem ser dispensadas, pelo menos após a cerimônia. Caso não sejam, opte também por tons claros e tecidos naturais. Chapéus e óculos de sol podem ser usados, mas por garantia, é melhor checar com os noivos. Mas atenção, chapéus e óculos elegantes e que combinem com o resto da roupa. Nada de usar o boné do seu time do coração e óculos de sol muito esportivos.


A noiva pode e deve escolher o vestido dos sonhos, porém deve manter em mente que vestido muito pesados e cobertos de pedraria podem não combinar com o calor da praia, véus muito longos e saltos finos também não irão funcionar com a areia da praia. O estilo boho é muito usado por noivas que se casam na praia e combinam com vários sapatos desde espadrilles até sandálias rasteiras e até apenas uma bela tornozeleira. Penteados mais despojados, semi presos e até totalmente soltos também fazem sentido com o casamento praiano.

Por causa do calor é ideal usar uma maquiagem leve e com fixador para evitar que o suor estrague o resultado final.

As mesmas regras são aplicáveis a madrinhas e convidadas que também devem optar por cores claras e tecidos naturais e leves. Como o casamento na praia tende a ser mais casual, pode ser possível escolher estampas, desde que sejam delicadas, e outros comprimentos além do clássico longo. Mas lembre-se de checar as orientações do convite.

. . .

Planejar um casamento é trabalhoso e tem muitos detalhes, mas esperamos que com essas dicas você consiga começar a imaginar e organizar o seu casamento na praia dos sonhos. Conta para gente nos comentários se você vai querer um casamento na praia bem despojado ou se ainda prefere um pouco de formalidade.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page