top of page
  • Foto do escritorJéssica Freitas

Como escrever seu discurso de Padrinho de Casamento



Pode ser aquela amizade de anos, um irmão, primo ou qualquer que seja a origem da relação: aquele seu parceiro de bons e maus momentos te chamou para ser padrinho de casamento. Uma grande honra, que acompanha algumas responsabilidades: organizar a despedida de solteiro, apoiar nos momentos de correria das preparações, ajudar a escolher o terno, oferecer aquele drink quando os nervos atacam e discursar durante a festa para desejar toda a felicidade do mundo para os noivos.

Na hora do discurso, quer você seja tímido ou desenvolto, é um momento de grande tensão, afinal todos os olhos da festa estarão voltados para você. É importante acertar o tom, não se estender muito ao ponto de entediar as pessoas, mas também ser sincero nos seus desejos para o casal. É muito melhor estar preparado, pois o improviso (especialmente depois de alguns drinks no meio da festa) pode ser desastroso. Para isso, vamos pensar sobre alguns fatores a considerar antes de fazer seu discurso: o momento certo, quanto tempo deve durar e sobre o que falar.

O Momento Certo

É importante incluir na programação do casamento o momento apropriado para os discursos: dos pais (tanto do noivo como da noiva) das madrinhas e padrinhos e quem mais tiver sido convidado a falar. Converse com os noivos e a cerimonialista para que eles indiquem quando vai ser separado um tempo e local para que as homenagens aos noivos ocorram sem problemas.

Um pouco após o início da recepção, quando os convidados já chegaram e estão se sentando, aguardando o jantar pode ser um bom momento. As pessoas estão atentas e a pista de dança ainda vazia, os discursos podem ser uma boa transição para o clima de celebração após a cerimônia. Use um microfone para que as pessoas possam ouvir o discurso sentadas em suas mesas mesmo.

Quanto tempo deve durar?

Para considerar o tempo que um discurso de padrinho deve durar, tenha em mente algumas coisas. Esse momento não é sobre você e sim sobre o casal. Outras pessoas também irão discursar e para que não se torne algo longo e tedioso para os convidados e não ocupe o tempo da festa que começa para celebrar o amor dos noivos, tente ser objetivo. Idealmente, seu discurso terá entre 4 e 8 minutos. Para conseguir atingir essa meta, vamos te ajudar com sobre o que falar no próximo tópico.

Sobre o que falar

Como já vimos, esse momento é sobre celebrar o casal de noivos e sua vida juntos que está apenas começando. Seja você mesmo, não é preciso usar um tom muito formal para a ocasião, mas lembre-se também do seu público, não são apenas os amigos dos noivos presentes, mas também suas famílias, incluindo crianças e em alguns casos até colegas de trabalho e superiores. Guarde aquelas histórias sobre as aventuras da vida de solteiro do noivo para a despedida de solteiro.

Todos querem ouvir os seus desejos de felicidades para o futuro dos noivos e uma exaltação ao amor que os uniu. Pode ser interessante mencionar histórias de como os noivos se conheceram e de seu namoro desde que se mantenha apropriado para a audiência.

Inclua uma breve apresentação de você mesmo, porque nem todos os convidados irão te conhecer. O seu nome e sua relação com o noivo é suficiente. Conte um fato sobre a amizade de vocês também que denote qualidades do noivo. Pode escrever várias versões do discurso e ensaiar antes, peça a opinião de amigos e revise quanta vezes for necessário.

Essas são apenas algumas dicas para ser um padrinho nota 10 e fazer um discurso de padrinho que vai tocar o coração das pessoas e se tornar uma boa lembrança desse dia tão especial na vida de seus amigos. Compartilhe essas dicas com seus amigos que também vão ser padrinhos e depois conta para gente nos comentários como foi o seu discurso.

Antes de acabar, selecionamos um discurso muito emocionante para você se inspirar:


6.269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page