top of page
  • Foto do escritorJéssica Freitas

Como planejar um Casamento de Primavera



A Primavera é tradicionalmente considerada a estação mais romântica do ano. Após a austeridade do inverno, com temperaturas baixas e dias mais curtos que fazem as pessoas ficarem mais no conforto da casa, a primavera chega com clima mais ameno e dias mais longos. Com isso, as pessoas se socializam mais e muitos relacionamentos começam, fora o clima de romance que acompanha o florescer das árvores.

Não é à toa que muitos casais decidem marcar seu grande dia durante essa estação do ano tão especial. A temperatura da primavera também torna esse período ideal para casamentos ao ar livre, combinando muito bem com locais campestres, fazendas e sítios. Independente de seu casamento ser no campo ou em uma Igreja, é possível deixar seu casamento com ar de Primavera com essas sugestões abaixo:

Decoração

Não se espera nada menos de um casamento na primavera do que muitas e muitas flores na decoração. A vantagem é que por ser justamente a época de florescimento, haverão mais opções que em outras estações do ano e os preços poderão ser mais em conta. Os noivos não precisam se ater a um tipo de flor e poderão fazer uma mistura harmoniosa para enfeitar a Igreja, salão de festas ou fazenda que será o cenário do tão esperado “sim”.

As cores também poderão ser inspiradas pelas flores que escolherem. Casamentos durante o dia combinam com tons pastel e tonalidades mais suaves, já casamentos a noite podem optar pelas flores com cores mais vibrantes que irão se destacar no ambiente. Os móveis podem ser brancos para destacar as cores das flores ou em madeira natural em tons mais claros que dão um toque rústico para ambientes campestres.

Quem vai se casar durante o dia, não só pode como deve usar e abusar da iluminação natural que os céus de primavera oferecem. Conforme a luz do dia for embora, uma composição de iluminação com muitos pisca-pisca que antes eram só usados no Natal e agora são muito usados até na decoração de casa, trazem um charme romântico para a festa.


O pisca-pisca dá um tom muito leve e romântico à decoração.

Dress Code

Casamentos na primavera pedem por trajes mais frescos para noivos, padrinhos e convidados. É claro que a noiva tem liberdade para escolher o vestido que vai fazê-la feliz nesse dia tão especial, mas alguns estilos e tecidos combinam muito bem com a estação. Vestidos de noivas mais românticos com rendas, bordados delicados e camadas de tecidos leves como o voil ficam ótimos em um ambiente primaveril. O estilo boho chic, com cortes soltos, não tão estruturados, mangas esvoaçantes ou tomara que caia combinam também com o clima. Algumas noivas que não façam questão do branco podem até arriscar vestidos em tons mais rosados ou outras tonalidades suaves.

As madrinhas e convidadas podem optar por uma paleta de cores mais suave também, ou aproveitar o momento para explorar as estampas florais. Dependendo do horário do casamento, o comprimento do vestido pode variar, mas sempre siga a recomendação dos noivos. Assim como a noiva, os estilos românticos e boho chic são perfeitos para a ocasião.

Já o noivo e os padrinhos podem optar por ternos em cores mais claras como o cinza e até o azul claro (clique aqui para ler nosso artigo "Azul é o novo Preto: fuja do convencional sem perder a elegância"). Ternos muito escuros ou black tie muito formal podem não cair tão bem, porém tudo depende do estilo de seu casamento.


A primavera é uma ótima estação para trajes mais leves!

Embora casamentos na primavera permitam trajes mais frescos para combinar com o ar da estação, é bom lembrar que nessa estação de transição é bom ter uma alternativa para se proteger de eventuais quedas na temperatura ou até chuva.

Cardápio

Como as temperaturas começam a se elevar na Primavera é importante levar isso em consideração na hora de escolher o cardápio que será servido. Outro fator importante é o horário que essa refeição irá acontecer: será um almoço ou um jantar? De qualquer maneira é melhor optar por opções mais leves com saladas de entradas, massas e proteínas magras e sobremesas refrescantes.

As bebidas podem variar bastante, mas drinks com frutas, vinhos brancos, espumantes, cervejas e é claro muito suco e água para os que não podem ou não querem consumir álcool são os mais indicados. O bolo pode ter o sabor que os noivos preferirem, embora frutas também sejam bem vindas nessa hora para acrescentar aquele toque de refrescância. Quando se fala de decoração do bolo, as flores podem ter posição de destaque novamente, seja em um bolo com base branca de glacê ou pasta americana ou na versão naked cake, que deixa a massa e o recheio visíveis mas não menos apetitoso.

Como mencionamos antes, a Primavera é uma estação intermediária e também um período quanto chuvas repentinas podem acontecer. Lembre-se de incluir esse fator no seu plano de contingência. Dito isso, um casamento na Primavera tem tudo para ser tão lindo e especial quanto o seu grande dia merece. Gostou das ideias? Conta para gente nos comentários.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page