top of page
  • Foto do escritorJéssica Freitas

Casamento: lindas igrejas em Jundiaí para sua cerimônia religiosa


Hoje em dia existem muitas opções para realizar casamentos em locais não tradicionais, como buffets, salões de festas e até em fazendas ou praias. Mas muitos que sempre sonharam com um casamento tradicional católico não abrem mão de celebrar sua união em uma Igreja. É possível tanto se casar em sua paróquia como em outra Igreja de sua preferência, aquela com a qual sempre sonhou. Fizemos uma lista de lindas Igrejas católicas de Jundiaí para te ajudar a escolher o local perfeito para seu casamento tradicional tão sonhado.

Catedral Nossa Senhora do Desterro - Centro

Muito tradicional, a história da Catedral Nossa Senhora do Desterro se mistura com a do município. Sua construção começou em 1651 para substituir a primeira capela da cidade, construída por Petronilha Antunes e Rafael de Oliveira, fundadores de Jundiaí. Inicialmente, seu estilo era o barroco-português, mas após uma reforma em 1886 seu estilo passou a ser o neogótico, buscando o céu e o exaltar a Deus. Com o passar dos anos, outras reformas ocorreram na Igreja e a partir de 1921, foram adicionados os vitrais e afrescos do artista plástico Arnaldo Mecozzi.


Localizada no Centro da cidade, a Catedral é um patrimônio histórico e cultural de Jundiaí. Os noivos que quiserem se casar nesta Igreja certamente terão um lindo cenário carregado de um legado de séculos, por isso mesmo, devem se programar com antecedência de pelo menos um ano para conseguir marcar uma data. Precisam levar em consideração também que o estacionamento pode ser uma questão de preocupação e se preparar para evitar eventuais atrasos no grande dia.

Quem quiser conhecer a Igreja antes do casamento pode assistir uma missa, aos sábados às 7h30 e 18h30 e aos domingos às 7, 8h30, 10, 11h15 e 18h30.

Endereço: Praça Governador Pedro de Toledo, s/n

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Vila Arens

Localizada em um tradicional bairro jundiaiense, a Vila Arens, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição também é uma opção clássica dos casais de noivos jundiaienses. Fundada por padres salvatorianos que se estabeleceram em Jundiaí em 1922, na Capela de Santa Cruz, no alto da Vila Arens, a Igreja começou a ser construída em 1927, após alguns anos da doação do terreno para a Igreja pela Companhia de Fiação e Tecidos São Bento. A inauguração só iria ocorrer em 1934. Um dos destaques da Paróquia Nossa Senhora da Conceição são as pinturas do artista Bruno Di Giusti, que representa os paroquianos reais que contribuiram para a Igreja, seu órgão alemão e o carrilhão com quatro sinos que é um dos maiores da América Latina.


Uma Paróquia com lindos vitrais e muito bem cuidada, ficará linda decorada para o dia mais especial na vida de um casal. Há um estacionamento em frente a Igreja, porém não são muitas vagas, por isso, considere as opções de vagas para estacionar de seus convidados. É necessário marcar a data do casamento com um ano de antecedência assim como na Catedral. É possível encontrar informações detalhadas os procedimentos para realizar seu casamento na Igreja e até às recomendações referentes a música, fotógrafos, de decoração e mais. Clique aqui para conhecer.

Os noivos que quiserem conhecer a Igreja primeiro podem visitá-la em Outubro durante a Festa Portuguesa que acontece na praça em frente a paróquia ou nas missas de segunda à sexta às 7 e às 18 horas, aos sábados às 7, 17h30 e 19 horas e aos domingos às 7, 9, 17h30 e 19 horas.

Endereço: Rua General Carneiro, 106

Paróquia Nova Jerusalém - Bonfiglioli

A Paróquia Nova Jerusalém está localizada na região do Bonfiglioli, conta com uma amplo estacionamento com palmeiras e iluminação. Tem um formato semicircular, diferentes das tradicionais naves de igrejas, mas lindo mesmo assim. Bem iluminada com vitrais e arejada, com carpetes vermelhos e piso geométrico, a Paróquia Nova Jerusalém combina a tradição dos ritos católicos e um toque diferente e aconchegante por seu formato. Próximo a igreja está também localizado o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro.


Noivos que quiserem conhecer a igreja podem comparecer às missas em dias de semana às 19h, aos sábados às 18h e aos domingos às 7 e às 9 horas.

Endereço: Rua Dom Roberto Pinarello de Almeida, 115

Mosteiro de São Bento - Centro

O Mosteiro de São Bento completa 350 anos agora em 2018, fundado em 2 de junho de 1667 por Estácio Ferreira e sua esposa Violante Jorge. O Mosteiro não tem grandes pinturas ou murais como outras igrejas, mas tem um altar impressionante, feito na Capela dos Índios em Pinheiros, em madeira e cheio de ricos detalhes, no estilo Manuelino, também conhecido como gótico português tardio. O Mosteiro é diferente de outras igrejas e paróquias porque monges da Ordem de São Bento residem no local, o belo jardim na parte externa do prédio é parte do claustro dos monges.


A princípio o mosteiro pode parecer simples, porém a decoração do local será enfatizada para a cerimônia e é um ambiente que representa lindamente a solenidade do momento que é a união de duas pessoas.

Visitantes podem assistir a missas aos sábados e domingos às 18 horas. Endereço: Largo de São Bento, 40

Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus - Vila Rio Branco

Fundada em 1952, a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus tem uma história que faz parte do bairro Vila Rio Branco, antes da construção da igreja atual existia no local a Capela de Santa Cruz de Barreira, desde 1913. A construção era próxima a Companhia Paulista de Estradas de Ferro e a um posto fiscal onde se pagavam taxas e impostos sobre mercadorias que entravam na região, por isso a associação ao termo "barreira".


A igreja tem uma amplo espaço com decoração mais modesta e um lindo crucifixo de vitrais em seu altar, é bem iluminada e arejada. Um amplo estacionamento tornará a chegada dos noivos e dos convidados mais fácil.

Noivos que quiserem conhecer a igreja e ter mais informações sobre datas disponíveis para casamentos podem assistir as missas realizadas diariamente às 7h30, terças e sextas às 19 horas, sábados às 18 horas e domingos às 7, 10 e 19 horas.

Endereço: Avenida Itatiba, 273

 

Estas são apenas algumas das igrejas de Jundiaí que podem ser o local ideal para a consagração de sua união, o dia tão esperado pelo casal. Já pensou em se casar em alguma dessas? Qual outra igreja você sonha em casar? Conta para gente aqui nos comentários.

1.661 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page