• Davi Junior

Home office: cinco dicas de produtividade para você trabalhar melhor em casa


Com a grande pandemia que o mundo está enfrentando, o home office se tornou a melhor opção para aliar prevenção e produtividade. No local certo, com o equipamento correto e a motivação calibrada, é possível produzir tanto ou até mais que em um escritório compartilhado.


Mas é preciso tomar cuidado com a quantidade de sabotadores que seu lar pode trazer ao seu trabalho. Por isso, preparamos uma lista com cinco dicas simples para você tirar proveito desse período de resguardo.

1 - Crie um local de trabalho Não precisa ser uma sala toda, mas é preciso que pelo menos uma área de sua casa seja exclusiva para o trabalho. Uma escrivaninha que comporte o equipamento de trabalho e os documentos já é um bom começo, desde que seja confortável para te acomodar durante o dia todo. Dê preferência a locais silenciosos da sua casa. Fuja do cômodo cuja janela dá para a área de lazer do prédio ou para o cruzamento da avenida, por exemplo. Além disso, aproveite para dar um toque pessoal que não seria possível em uma ambiente compartilhado. Coloque uma planta, uma lembrança de seu time de futebol, a miniatura do seu carro dos sonhos ou o que sua mente criativa inventar, mas lembre-se: quanto mais o ambiente for organizado, limpo, arejado e bem iluminado, melhor será seu rendimento.

2 - Use uma roupa certa É claro que ninguém está pedindo para você se despedir do seu pijama e pantufas, mas essas são as vestimentas para você curtir um dia preguiçoso de domingo nos embalos de um filminho na Netflix, não para o home office. A roupa que você veste opera o mindset de como seu corpo deve se comportar. A teoria é chamada de “cognição indumentária”, e fala sobre o efeito das roupas no nosso comportamento e na nossa cognição: se você usa um avental de pintor, seu corpo vai querer se comportar como artista; se usar uma roupa cirúrgica, como um médico e assim sucessivamente. Na dúvida, a camisa, calça e sapato social são um conjunto sem margem de erro. Escolhendo o tecido e o material correto, ela será confortável para passar todo o dia, apresentável para o caso de uma videoconferência e estimulará seu cérebro a agir proativamente durante todo o dia. Leiam mais sobre Cognição Indumentária: https://cutt.ly/0tJXyxh

3 - Tenha uma lista de tarefas Organização é essencial em todas as profissões. Mas quando se trabalha em empresas, muitas vezes a demanda vem automaticamente até você e seu trabalho é simplesmente resolvê-la. Quando se trabalha sozinho, muitos profissionais se perdem em tudo o que há para fazer. Seja pela falta de experiência em organizar seus projetos, pela quantidade de jobs a espera ou pela quantidade de distrações que o ambiente de casa traz consigo. Assim, monte sua lista de tarefas antecipadamente e se concentre em realizá-las quando chegar a hora. A lista pode ser montada na sexta-feira para a toda a semana que se segue, no fim do dia para o seguinte ou até mesmo mensalmente. Lembre-se que há tarefas que são essenciais para o bom funcionamento de seu negócio e não podem ser postergadas. Por isso, crie critérios de tempo para cada tarefa e as ordene conforme a sua urgência, importância e necessidade.

4 - Respeite as pausas para refeições

Você não tem uma hora de almoço em seu trabalho por acaso. Seu corpo e mente precisam recarregar as baterias e você precisa respeitar suas necessidades fisiológicas para que ele continue funcionando.


Mesmo o mais prazeroso dos trabalhos provoca algum desgaste. Por isso, aproveite que você está em casa e faça do horário de almoço um momento para se reconectar consigo mesmo. Mais que se alimentar, converse um pouco com seus familiares, se distraia com uma boa conversa e faça algo relaxante para se livrar do stress.


Além disso, alongue-se, coloque uma música relaxante, medite. Opções não faltam para fazer de seu home office o melhor lugar para se estar.

5 - Saia do trabalho no fim do dia Uma das maiores vantagens de se trabalhar em uma empresa com horário de entrada e saída é a chavinha inconsciente que liga e desliga nosso cérebro para as atividades laborais.


Trabalhando em casa, é preciso disciplina para não extrapolar esse horário. É fato que muitas vezes nos empolgamos com o que estamos fazendo e queremos realizar mais e mais, mas é importante que seu trabalho tenha um horário para começar e acabar.


O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. Afinal, se você tivesse de se locomover para o escritório todo dia não estaria disponível 24 horas por dia, não é mesmo?


- - -


O que achou de nossas dicas? Compartilhe com a gente como está sendo a sua experiência home office e deixe a sua dica para ajudar cada vez mais pessoas a fazer seu trabalho melhor.

24 visualizações1 comentário

 LOJA MAXI SHOPPING

Av. Antonio Frederico Ozanam, 6000

1º piso - Jundiaí-SP

11 4586 3505

 LOJA PAINEIRAS SHOPPING

Av. Nove de Julho, 1155

1º piso - Jundiaí-SP

11 4586 3448

 WHATSAPP

11 9-4232-0904 (Maxi Shopping)

11 9-5558-6462 (Paineiras Shopping)

REDES SOCIAIS

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL

Imperador Moda © 2018 - Todos os direitos reservados.