top of page

Guia para todo homem escolher o terno ideal


Peça fundamental no closet do executivo e a melhor escolha para festas que exigem certo grau de formalidade, o terno é capaz de inspirar confiança e definir como o homem deseja ser reconhecido. Símbolo de sofisticação e elegância, o terno deve ser bem escolhido e moldado à personalidade de quem o veste.

Mas como escolher o terno ideal para você? O que deve ser levado em conta na hora de montar o look? Com este guia, você terá muito mais segurança na hora de escolher como irá vestir a peça que é o destaque em seu guarda-roupa.


PEÇAS DE TERNO

Os primeiros registros do uso do terno surgiu na França, no século XVIII, sendo o rei Luís XIV um dos primeiros utilizadores a agregar o valor e o status majestoso da peça.

Na época, era muito comum o traje ser utilizado por pessoas enquanto estas andavam a cavalo, o que deu origem ao corte traseiro do paletó, facilitando os movimentos do cavaleiro.

Além disso, ainda era moda utilizar as peças do traje feitos com diferentes tecidos, padrões e cores. Sendo que apenas em 1860, o paletó passou a ser confeccionado em um mesmo tecido, tradição mantida até hoje.

Nos dias atuais, a rigor, o terno é um conjunto formado por calça, paletó e colete, sendo que este último foi, aos poucos, sendo deixado de lado, e foi-se tornando socialmente aceito o terno como conjunto apenas da calça com o paletó.


Categoricamente, os ternos costumam ser divididos em três tipos diferentes:

Duas peças: como o próprio nome indica, é formado pelo paletó e pelas calças;

Três peças: inclui um colete que faz parte do terno – geralmente com o mesmo tecido.

Smoking: uma peça mais formal, que inclui detalhes requintados e é feito para a utilização noturna, em ambientes mais sofisticados. A regras de etiqueta pedem que um smoking nunca seja utilizado em um ambiente antes das 18 horas.

Antes de conhecer os tipos de corte, é importante destacar duas características dos ternos em geral:

Fendas: ficam na parte de trás do paletó e podem influenciar o caimento do traje em seu corpo. A fenda dupla é a com melhor caimento para quem está acima do peso, já a fenda única tem um ar moderno. Também é possível que você encontre modelos sem nenhuma fenda, geralmente mais ajustados na cintura.

Lapela: são dois tipos nos ternos, a notched com recorte triangular e a a peaked que é pontuda, com o bico apontando para cima.


TIPOS DE CORTES

Basicamente, existem três tipos de cortes de ternos, classificados de acordo com os costumes e cortes mais recorrentes de três dos países que mais influenciaram na história da moda mundial do traje, sendo eles chamados de terno inglês, italiano e americano (ou clássico).

As características que mais variam são o caimento, lapelas, bolsos e até o número de fendas nas costas dos paletós, sendo que não importa detalhes como cor, padrões de numeração, tecido ou quantidade de botões.

TERNO ITALIANO

Geralmente marcado pela presença de ombreiras uma pouco mais realçadas, sem aberturas, possuindo um formato em V bastante marcado no paletó. Os bolsos não possuem detalhes superiores, o que os torna mais fluidos, ideal para homens mais magros, que beneficiam-se do formato mais justo ao corpo.

Características gerais:

• Acinturado;

• Mangas estreitas;

• justo no peito, mas não grudado no corpo;

• Calça cós baixo;

• Mais seco nas coxas;

• Ombros bem estruturados;

• Lapelas largas em formato notched;

• Cintura do paletó mais justa;

• Bolso sem aba, conhecido como besom ou slash;

• Sem fendas na parte traseira do paletó.


TERNO INGLÊS

O grande destaque deste terno é a sua estética militar. Assim como o italiano, possuí ombreiras marcadas, aberturas laterais, cintura um pouco mais demarcada e bolsos com detalhes superior, sendo muito típico o tecido com padrões quadriculados ou em listras. É considerado, atualmente, ideal para corpos mais atléticos, por destacar a relação entre os ombros e a cintura do homem.

Características gerais:

• Solto;

• Levemente acinturado;

• Calça mais acertada ao corpo;

• Pouco acolchoamento nos ombros;

• Lapelas finas, formato notched;

• Bolsos com abas, conhecido como flap;

• 2 Fendas traseiras influência de quando era comum andar a cavalo, pois elas caiam melhor sobre a sela.

TERNO AMERICANO (OU CLÁSSICO)

Conhecido por ter uma formação mais discreta, o terno em estilo americano possui ombros com caimento mais natural, uma única abertura traseira e caimento mais reto nas laterais, o que popularizou-se entre homens maiores e com cintura mais larga.

Características gerais:

• Caimento reto e confortável;

• Ombros com estrutura moderada;

• Lapelas notch ou peak;

• Ligeiramente acinturado;

• Bolsos flap ou slash;

• Apenas uma fenda.


É importante lembrar que o modelo conhecido como Slim Fit, trata-se do caimento mais ajustado que pode ser aplicado em cada um destes modelos.

COMPRIMENTOS

Após escolher qual dos três cortes melhor se ajusta a sua personalidade, o próximo passo é avaliar os comprimentos de cada peça para escolher o terno ideal. As dimensões das peças devem se adequar ao seu corpo e não o contrário.

Aqui, a melhor maneira é experimentar e verificar qual o modelo te deixa mais confortável. Vale lembrar que as melhores lojas de moda masculina costumam ter serviços de alfaiataria sem custo adicional que ajustam os detalhes das peças para o cliente.

OMBROS

O principal ponto a avaliar é se a costura dos ombros do paletó está alinhada ao seu ombro. Se a costura ficar para trás, significa que o terno está apertado. Se ficar muito à frente, é porque está folgado. Neste ponto, não deve haver margem de erro, como é a costura do ombro que influenciará toda a peça, esta deve se alinhar perfeitamente aos seus ombros.

PALETÓ

O comprimento ideal do paletó é cobrindo o quadril de quem o veste sem chegar a atingir as coxas. Se o paletó for comprido demais, pode dar a sensação de que as pernas são mais curtas, fazendo a pessoa parecer menor. Desse jeito, se o homem for mais baixo, ainda pode usar um paletó um pouco mais curto, para criar a sensação visual de alongamento de seu corpo.


MANGAS

Para avaliar o comprimento das mangas, não há segredo: será necessário experimentar o paletó. As mangas devem ficar na altura do ossinho do pulso. Se o seu terno for slim-fit, vale deixar a manga da camisa aparecer um pouco, mas nunca deve passar de um dedo.

BARRAS

A principal dica sobre o as barras da calça é para que elas não cubram completamente os sapatos. Eles devem ficar levemente à mostra, com a barra um pouco caída. É importante lembrar que os sapatos cobertos vão deixar um homem de estatura baixa ainda menor.

ABOTOAMENTO

Existem dois tipos de abotoamento em um terno: o simples, que tem um, dois e três botões; e os duplos, em que os botões ficam lado a lado e não em fileira.


Não há uma regra de etiqueta quanto o melhor modelo para estilos diferentes. O melhor será aquele que fará o usuário se sentir melhor. A única questão que se deve levar em conta antes de escolher o terno é o posicionamento do botões.

O botão de maior destaque deve ficar na altura do umbigo. Assim, se for único deve estar nessa posição, se tiver dois botões, o segundo deve ficar nessa altura e assim por diante.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cada um dos cortes de terno tem suas peculiaridades e se encaixam em diferentes estilos de homem. Isto não impede que não impede que você tenha todos, afinal, os estilos se ajustam à diferentes ocasiões, festas e reuniões.

Desde que você se sinta confortável, que os comprimentos estejam ajustados e fique elegante nos três modelos, o estilo de seu terno o ajudará expressar seu estilo e refletirá a personalidade você deseja expressar.

1.174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page