
As gravatas são itens icônicos do guarda roupa masculino, usadas no trabalho e também em eventos formais e até na moda casual. Nesse post vamos te ensinar como escolher a gravata certa para diferentes ocasiões. Mas antes, vamos conhecer um pouco da história da gravata?
Breve história da gravata
Esse acessório tão conhecido teve origem nos uniformes militares croatas e seu uso difundido pelos franceses.
O rei Luis XIV começou a usar um lenço de renda amarrado no pescoço, possivelmente influenciado pelos soldados croatas, após isso a nobreza francesa logo aderiu às então chamadas cravates.

Depois de muitas transformações ao longo do tempo, passando por outros países, como a Inglaterra, a gravata tomou a forma como conhecemos hoje nos anos 20 graças a Jesse Langsdorf de Nova Iorque, que teve a ideia de fazer a gravata com 3 pedaços de tecidos em um ângulo de 45 graus.
Essa adaptação permitiu que se usasse gravatas sem colete e assim a gravata pode sair da moda masculina formal e adentrar a moda masculina casual também.
A gravata é tão versátil que nem sempre é fácil decidir qual gravata usar e como combinar com seu guarda-roupa. Por isso, agora vamos ver alguns diferentes modelos de gravatas e seus usos, vamos lá?
Diferentes modelos de gravata
Borboleta: usada principalmente em contextos mais formais, como casamentos, eventos black tie. Até pode ser usada casualmente, mas pode ficar caricata. Se não estiver totalmente seguro, evite.
Padrão: a clássica gravata de 8 cm de largura, é mais tradicional e combina com ambientes de trabalho, mas também casamentos, formaturas e eventos corporativos.
Slim ou skinny: o modelo slim é mais estreito que a gravata tradicional como o próprio nome diz. Tem em média 6 cm de largura. Isso traz um ar de modernidade e permite que ela funcione em visuais mais casuais também, sem o blazer por exemplo.
Ponta Reta: esse modelo surgiu recentemente e também são mais casuais do que a gravata clássica, além de ter ponta reta muitas vezes também é feito de materiais diferentes como o tricô. Geralmente são mais estreitas que as tradicionais também.

Além da ocasião, é preciso se atentar a proporção das lapelas do blazer ou terno ao escolher o modelo de gravata também. Não pode haver um contraste entre a espessura da gravata e o tamanho das lapelas.
O corte também deve ser observado, ternos mais ajustados funcionam melhor com gravatas slim.
E o comprimento? Sempre na altura da fivela do cinto. Essa regra deve ser obedecida.
Combinações possíveis
Na hora de escolher a gravata, você precisa considerar primeiro que ela deve harmonizar com o todo, ou seja com a cor do terno e da camisa. Ela é um acessório que dá acabamento ao visual como um todo e é um ponto focal.
Como regra geral, prefira usar estampa ou só na camisa ou só na gravata. É possível usar uma combinação de estampas, desde que uma seja mais discreta e uma mais chamativa, por exemplo, camisa xadrez de padronagem grande e gravata com listras discretas e fininhas. Porém, esse é uma escolha mais ousada, melhor fazer se estiver seguro.
É possível usar gravatas de vários tons com ternos em tons básicos como o preto, o grafite e o azul marinho. Fique a vontade para usar desde cores quentes até tons frios.
Ternos de cores mais ousadas como bege, cinzas mais claros ou até vinho pedem tons complementares.
Gravatas e Casamentos
Muitas pessoas tem a dúvida se é necessário combinar a cor da gravata com seu par em festas de casamento, sejam convidados ou madrinhas e padrinhos. É importante dizer que isso é uma convenção, mas não é uma regra. Fica a critério do que for combinado entre os noivos e os padrinhos.
Porém essa não é a única opção, os noivo pode optar por coordenar a cor da das gravatas entre todos os padrinhos e pajens. Ou ainda, noivo, noiva, padrinhos e madrinhas podem coordenar as cores todos juntos.

Fica à critério dos casais. Além disso, não é preciso combinar exatamente a cor da gravata e do vestido, o que pode ser um pouco difícil dependendo do tecido de cada peça. Uma boa escolha é que sejam em tons parecidos e harmoniosos.
_ _ _
Agora que você aprendeu como escolher sua gravata para as mais variadas ocasiões é só passar em uma das Lojas Imperador de sua preferência e conferir a nova coleção que acaba de chegar. Temos gravatas de todas as cores, temos certeza que vai encontrar a sua. E se restar alguma dúvida, nossos vendedores poderão te ajudar.