• Jéssica Freitas

Tom sobre Tom: aprenda a usar



O tom sobre tom é um visual muito usado e vez ou outra volta a moda, como agora. A maioria dos homens que não são tão atentos ao mundo da moda podem se sentir intimidados pelo nome ou achar que é preciso muito estilo para usa-lo. Estão enganados, além de ser muito fácil de usar, ainda combina com pessoas de diversos estilos tipos físicos.


Não acredita? Veja as nossas dicas à seguir e aprenda a usar o tom sobre tom com muita facilidade.


Tom sobre tom: O que não é


Se você está pensando que o visual tom sobre tom é usar uma única cor, você está quase certo. Sim, estamos falando de uma cor, mas em diferentes tons. Usar uma cor apenas seria o estilo monocromático.


Ainda não entendeu a diferença? Sem problemas, agora vai ficar fácil. Quando dizemos tons diferentes de cor dizemos combinar peças mais claras ou mais escuras de uma mesma cor. Já o monocromático, todas as pessoas teriam que ter o mesmo tom, ou o mais próximo possível.



É por isso que algumas cores não funcionam tão bem com o tom sobre tom, as principais são o preto e branco. Se você tenta usar uma calça e blusa de diferentes tons de preto, o resultado é um pouco estranho. No caso do branco, uma pode parece estar mais limpa que a outra.


Por isso, quando se trata de preto e branco, prefira o monocromático. Mas e quais as melhores cores para o tom sobre tom? Veremos isso logo abaixo.


Como fazer e melhores cores


Não é que tenha cores que sejam proibidas para tom sobre tom, é apenas que algumas são mais ousadas e precisam de um cuidado extra ao combinar as peças. Cores como o vermelho, amarelo em tons intensos principalmente.


A melhor escolha são os tons neutros, azul e cinza especialmente. Os tons terrosos como marrons também funcionam muito bem. O verde também pode funcionar desde que sejam tons mais profundos, evite o verde bandeira. Para começar é bem simples, escolha uma peça principal, um blazer azul por exemplo, aí escolha uma camisa em outro tom de azul, os mais claros são fáceis de encontrar no armário. Junte a um jenas de lavagem azul escura ou uma calça de oxford azul escora, ou até com estampa xadrez em tons de azul.



Não precisa ser com paletós e blazers, é possivel montar combinações com jaquetas, suéteres, e funciona também em looks de verão com bermuda e camisa também. Além disso, para tornar mais interessante o visual é possível combinar texturas de diferentes simplesmente usando peças de teecidos diferentes, lã com jeans, por exemplo. Pode incluir estampas desde que a cor predominante da estampa seja a principal do conjunto.


Quais as vantagens


Uma vez que você começar a usar o tom sobre tom, vai ficar cada vez mais fácil. O tom sobre tom é ótimo para alongar a pessoa. Por ser uma única cor em diferentes tons, cria uma sensação de verticalidade que parece tornar você mais alto.


Outra vantagem é que esse é um visual clássico e desde que usado com boas peças, é automaticamente elegante. Ainda assim, como está em alta no momento, é um visual moderno especialmente se incluir peças de corte mais contemporâneas.


Uma ótima opção para quem quer estar bem vestido, tanto em looks mais casuais como mais formais, sem grandes ousadias.


Acessórios


Mas e os acessórios? Vou ter que encontra sapatos e cintos azuis para fazer um tom sobre tom também? Calma, isso seria um pouco demais. Aqui você tem duas opções, usar o tom neutro que mais harmoniza com seu conjunto, sendo preto ou marrom. Os azuis geralmente funcionarão melhor com preto, os tons terrosos com marrom.



Outra opção é tornar o acessório o ponto focal. Uma boa combinação é um tom sobre tom cinza e um tênis branco.


Lembre-se que não só o sapato e o cinto são os acessórios, a gravata, um cachecol, mochila, pasta, etc. Tudo isso conta como acessórios. Principalmente gravata e cachecol podem trazer um toque interessante, um ponto de cor ou uma textura ou estampa especial.


Atenção, seja uma cor neutra ou um cor de destaque, ela tem que harmonizar com o visual como um todo. Na dúvida, dê uma olhada no espelho e confira se o todo faz sentido.


Pronto, agora você já sabe porque o tom sobre tom é elegante e ainda te ajuda a parecer mais alto. Espero que as dicas te ajudam a se sentir confiante para combinar suas peças tom sobre tom, sejam um traje mais tradicional ou um look casual. Se você gostou compartilhe o post com seus amigos que também vão gostar de usar.


45 visualizações

 LOJA MAXI SHOPPING

Av. Antonio Frederico Ozanam, 6000

1º piso - Jundiaí-SP

11 4586 3505

 LOJA PAINEIRAS SHOPPING

Av. Nove de Julho, 1155

1º piso - Jundiaí-SP

11 4586 3448

 WHATSAPP

11 9-4232-0904 (Maxi Shopping)

11 9-5558-6462 (Paineiras Shopping)

REDES SOCIAIS

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL

Imperador Moda © 2018 - Todos os direitos reservados.