top of page
  • Foto do escritorJéssica Freitas

Sapato do Noivo: como escolher



As noivas sempre se preocupam com qual sapato usar no dia do casamento. Elas sabem que os acessórios são muito importantes e também se preocupam em estar confortáveis.

É preciso prestar atenção a essa peça que pode parecer um detalhe, mas os noivos vão passar um bom tempo em pé durante a cerimônia, seria péssimo chegar a recepção com os pés machucados ou cansados.

Os noivos também precisam se atentar aos sapatos que vão usar, por vários motivos, combinar com a roupa, conforto e estética. Porém nem todos os noivos sabem como conciliar tudo isso. Se você é um desses noivos não se preocupe, nós vamos te ajudar.

Tipos de sapato

Quando se pensa em sapatos para noivos, logo se pensa no sapato social, mas essa é uma definição um pouco vaga. Existem vários tipos de sapato masculino, vamos apresentar alguns aqui:


Oxford: O modelo mais clássico e seguro, especialmente se o casamento usado será mais formal. Combina com a maioria dos ternos, principalmente os tradicionais. Se o traje é black tie, o sapato deve ser um oxford e envernizado. Geralmente tem uma amarração simples e é feito em couro.

Burford: Também simples e discreto, sem muito detalhes. A diferença é o bico fino que dá um toque de modernidade. Pode ser usado com a maioria dos ternos e ainda acrescenta um pouco de personalidade ao terno.


Monsk trap: esse modelo foge um pouco do tradicional. Tem uma fivela lateral e pode ter algumas costuras prussianas também. A fivela traz um toque de rebeldia, para noivos com personalidade.

Modelo Derby: também clássico, porém mais informal que o Oxford. Tem amarração e costuras prussianas bem trabalhadas, esses detalhes deixam o sapato mais casual.


Mocassim: o mais informal, deve ser usado apenas em cerimônias mais informais, na praia, durante o dia. É um sapato sem fivelas e despojado, funciona muito bem com roupas em tons mais claros.

Cor e estilo do terno

Terno gala preto ou formal preto ou grafite: deve ser usado com sapato preto e modelos clássicos, o que pode variar é o acabamento em verniz para os mais formais.

Terno cinza e azul marinho formal: modelos em preto são os mais seguros, podem ser oxfords, burford, monsk trap e derby dependendo de quão tradicional for o evento. Marrom e caramelo também pode ser usado em casamentos diurnos e mais casuais.

Terno bege, azul claro, cores claras em geral: como esses ternos devem ser usados em eventos durante o dia e bastante casuais, opte por cores claras também. Os melhores tons são marrom claro, caramelo.


Essas são algumas regras gerais, mas é importante lembrar que o noivo pode e deve adaptar as regras a sua personalidade. É bom ter em mente também o estilo do casamento, essa linha irá guiar muitas escolhas e noivo deve ter em mente ao se vestir.

Quando estiver provando seu sapato não pense apenas na estética, lembre-se de andar um pouco pela loja e garantir que ele seja confortável. Se necessário, use uma palmilha para deixá-los mais macios.

Todo sapato novo é um pouco duro, especialmente os sociais. Antes do casamento use por algumas horas dentro de casa, alternando os dias. Assim o sapato já terá se adaptado ao formato do seu pé no dia do casamento.

Algumas dicas finais

As meias devem ser da mesma cor do sapato, ou seja, sapato preto com meia preta e sapatos marrons com meias marrons. Outra opção são as meias coloridas e divertidas que alguns novos e padrinhos usam. Desde que seja algo planejado, não há problemas. Porém nunca use meias esportivas com traje social, formal e especialmente não use meia branca.


Lembre-se, acabamento de verniz e para eventos noturnos e formais. Acabamento fosco, todos os horários e quanto mais detalhes no sapato, mais informal ele fica.

Os sapatos e o cinto devem combinar. Evite solados de borracha, especialmente os mais esportivos. E por último, certifique-se de que a etiqueta na sola foi removida.

_ _ _ _ _

Coordenando o modelo, a cor e o estilo do sapato com seu terno e o estilo do seu casamento não tem como errar. Caso tenha dúvidas, os atendentes da Imperador Modas estão disponíveis para ajudar, oferecemos diversos modelos e marcas de sapato. Conte nos comentários se nossas dicas te ajudaram.

597 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page