• Jéssica Freitas

Câncer de Próstata: a prevenção deve acontecer todo o ano



O Novembro Azul é uma campanha de conscientização da população sobre o câncer de próstata, a segundo câncer mais comum entre homens, seguido pelo câncer de pulmão. Infelizmente, homens resistem a buscar ajuda médica e exames preventivos, por isso a campanha se dedica a dialogar com a sociedade sobre temas relacionados ao câncer de próstata.

Como começou

A campanha surgiu na Austrália em 2003 com o nome Movember, uma junção das palavras em inglês moustache (que significa bigode) e November (novembro). Na época, os bigodes estavam "fora de moda" e dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, conversavam em um bar australiano sobre trazer de volta o estilo convencendo amigos a deixar seus bigodes crescerem em prol de arrecadar dinheiro para instituições que ajudam no combate ao câncer de próstata.

Naquele primeiro novembro, eles convenceram 30 amigos. No ano seguinte, se organizaram, montaram um site e registraram uma empresa. Escolheram a Fundação do Câncer de Próstata da Austrália e com 450 participantes, doaram 54 mil dólares australianos naquele ano. Desde então, a campanha cresce todo ano, não apenas na Austrália como pelo mundo todo.

Chegada no Brasil

Em 2008, o Instituto Lado a Lado, fez a campanha Um Toque, Um Drible sobre o câncer de próstata e assuntos relacionados. Essa foi a primeira campanha oficial relacionada ao Novembro Azul no Brasil.

Hoje são várias ações que ocorrem com o intuito de informar a população sobre a importância de exames preventivos. O Instituto Lado a Lado tem como um de seus objetivos difundir informação de qualidade sobre diversas causas relacionadas a saúde.

Objetivos da Campanha

No Brasil e no mundo, a campanha pretende alertar a população e principalmente aos homens a importância de exames preventivos. Para além do preconceito em torno do exame de toque, usado para identificar tumores na próstata, é uma realidade que homens frequentam menos o médico que as mulheres em geral. Um estudo da Sociedade Brasileira de Urologia identificou que 51% dos homens nunca consultou um urologista. A urologia é a área da medicina que cuida do sistema reprodutor e urinário dos homens.


A maioria dos casos ocorre entre homens com mais de 65 anos, por isso é importante que os exames preventivos comecem a partir dos 45 anos.

Mais de 95% dos casos são detectados apenas quando já estão em estágios avançados, mas o índice de cura chega a 90% nos casos diagnosticados precocemente. Por isso a importância de discutir o assunto.

Como Participar

O primeiro e mais importante passo é, marcar sua consulta, se você for homem e conversas com seu médico sobre o assunto. Mulheres podem conversar e estimular os homens em sua vida que estiverem na idade de risco para que se cuidem e marquem seus exames.

É possível também doar dinheiro para institutos de pesquisa e tratamento do câncer de próstata e divulgar informações sobre a doença, seu diagnóstico, prevenção e tratamento. Principalmente ajudando a desmistificar o exame de toque e a diminuir o tabu em torno do assunto.

Queremos muito que nossos clientes e suas famílias preservem sua saúde para viver uma vida feliz e longa. Cuide-se e ajude as pessoas próximas de você a se cuidarem também. Compartilhe esse texto com alguém que precisa ouvir essa mensagem.

Saiba mais: Movember / Minuto Saudável

#saúde #homem #prostata #jundiaí #imperador #novembroazul #cancer #cancerdeprostata

6 visualizações

 LOJA MAXI SHOPPING

Av. Antonio Frederico Ozanam, 6000

1º piso - Jundiaí-SP

11 4586 3505

 LOJA PAINEIRAS SHOPPING

Av. Nove de Julho, 1155

1º piso - Jundiaí-SP

11 4586 3448

 WHATSAPP

11 9-4232-0904 (Maxi Shopping)

11 9-5558-6462 (Paineiras Shopping)

REDES SOCIAIS

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL

Imperador Moda © 2018 - Todos os direitos reservados.